Quem passa por cá

.

.
Vejam a lista de cientistas que estão no Mentes. UPDATE 07/01/2014

Projecto ENCERRADO Projecto II/2013- vida nocturna no meu jardim.
Vejam AQUI as CONCLUSÕES

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Dia de Reis- A lenda e o mito dos três Magos

Conta a história que Três Reis Magos, vindos do Oriente, terão seguido uma estrela, a Estrela de Belém, até à gruta onde nasceu Jesus.

Melchior, Gaspar e Baltazar, (assim eram os seus nomes), perguntaram ao rei Herodes pelo rei que teria nascido em Belém, Herodes, indignado por existir um outro Rei para além dele, pede aos Magos para o avisarem quando o encontrarem, para que ele mesmo possa ir prestar-lhe homenagem.
Conta a história que Melchior, Gaspar e Baltazar acabam por encontrar o Menino Jesus, mas nunca terão avisado o Rei Herodes. Ainda na manjedoura Jesus recebe, dos Reis Magos, ouro, incenso e mirra.

O que é verdade nesta história? Não se sabe.
O que pode ser provado nesta história? Quase nada.
Apenas num dos Evangelho (Mateus) se refere à vinda de "Magos" (Vieram magos das regiões orientais de Jerusalém). Não há referência a nomes, nem a número, apenas se podem encontrar descritos os  presentes oferecidos- ouro, incenso e mirra-, e o sonho que os alertou para não avisarem Herodes da localização do Menino.

Com o passar dos anos e com a repetição "boca a boca" da história ela foi crescendo e alterando os seus contornos, aos poucos os Magos ganharam número, cor, nacionalidade e nomes próprios. Pensa-se que o número de três terá aparecido devido ao número de presentes oferecidos. A narrativa bíblica também não nos diz que são Reis, esta denominação aparece, segundo os historiadores no Sec. III, já as características físicas, nacionalidades e nomes surgiram mais tarde, cerca de 800 anos depois do acontecimento.

A lenda do Bolo Rei
Esta é uma história com muitas histórias. Existem várias explicações para a existência do Bolo Rei.
Uma delas, a mais conhecida, diz que o Bolo Rei simboliza os três presentes oferecidos ao Menino pelos Reis Magos. A côdea, tostada e brilhante, simboliza o Ouro, asa frutas cristalizadas simboliza a mirra e o aroma do bolo o incenso.
Já a fava tem uma explicação um pouco mais elaborada.
Conta a lenda que os Três Reis Magos, ao saberem do nascimento do novo Rei terão discutido sobre quem primeiro lhe prestaria homenagem. Numa tentativa de acabar com a discussão, um padeiro terá confecionado um bolo. Nesse bolo o padeiro terá escondido uma fava. O jogo seria simples, o Rei Mago a quem calhasse a fatia de bolo contendo a fava seria o primeiro a entregar o presente. Conta a lenda que a discussão ficou sanada, no entanto não se sabe quem terá sido o primeiro a entregar o presente, se Melchior, se Gaspar ou se Baltazar.

Mas historicamente a fava tem outro significado. Segundo os historiadores, havia um jogo de crianças que consistia em escolher entre elas um rei, este rei era escolhido "à sorte" utilizando favas. Mais tarde os adultos adoptaram também este costume. Os romanos durante as festas Saturnais utilizavam a fava para tirar "à sorte" o Rei da Festa, também chamado o Rei da Fava. As festas Saturnais eram festas romanas em honra de Saturno e que ocorriam na segunda metade do mês de Dezembro.
O que aconteceu a seguir foi uma colagem da Igreja Católica a estes costumes e tradições pagãs, como aliás já vimos acontecer noutras festas como o Dia de todos os Santos ou a Páscoa.
Como as festas romanas ocorriam em Dezembro, a Igreja católica decidiu relaciona-lo com a Natividade e aproveitar a tradição da fava no dia de Reis, 6 de Janeiro, colocando-a dentro de um bolo, nascendo assim a lenda do Bolo Rei.

Se quiserem saber mais sobre tradições de dia de Reis e histórias semelhantes, podem consultar aqui outro post Irrequieto.

Fontes:
http://virtualiaomanifesto.blogspot.pt/2008/07/reis-magos-do-evangelho-lenda.html
http://www.dn.pt/inicio/interior.aspx?content_id=633068 

Et voilá!
Pena que em Portugal já não se pode colocar a fava no bolo.

Divirtam-se! 

Sem comentários:

Dê uma olhadela

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...