Quem passa por cá

.

.
Vejam a lista de cientistas que estão no Mentes. UPDATE 07/01/2014

Projecto ENCERRADO Projecto II/2013- vida nocturna no meu jardim.
Vejam AQUI as CONCLUSÕES

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Palavras cruzadas- Dia de Reis

No rescaldo das festividades natalicias, eis que nos chega o Dia de Reis. Este dia marca a data em que os três Reis Magos chegaram a Belém para homenagear o Menino Jesus. Na verdade pouco se sabe ao certo, eventualmente não eram três, eram mais, e provavelmente não chegaram 12 dias depois, mas  esta foi a data que se defeniu para a sua chegada.

Conta a história que os três Reis Magos seguiram uma estrela que os guiou até Jerusalém. Já em Jerusalém dirigiram-se ao Rei Herodes na tentativa de saber onde estava o Rei Menino que tinha acabado de nascer. Herodes, que não sabia do paradeiro da criança, manda os Reis Magos embora, mas não sei antes lhes pedir que o avisem quando encontraem o menino para que também ele, Herodes, lhe possa prestar homenagem.

Os Reis Magos acabam por encontrar o Menino Jesus e lhe oferecer o ouro, o incenso e a mirra, que traziam para lhe oferecer. Já na viagem de regresso têm um sonho, com um anjo, que os avisa de que não devem avisar Herodes, pois ele quer fazer mal ao Menino, por esta razão os Reis Magos mudam a sua rota e regressam às suas terras por caminhos diferentes daqueles por onde tinham vindo.

No dia 6 de Janeiro celebra-se esta vista dos Reis ao Menino Jesus.
Ao contrário do que algumas fontes referem, este dia não é feriado em toda a Europa. O dia 6 de Janeiro representa um dia de festividades importante e é celebrado no velho continente de várias formas.

Em Espanha este dia é feriado nacional, e trocam-se presentes. Itália, Finlândia e Suécia são alguns exemplos de paises europeus que têm no dia 6 de Janeiro um feriado nacional, em Portugal este dia não é feriado.

Em alguns paises, como Portugal, confeciona-se um bolo rico em frutos secos e frutas cristalizadas no qual se esconde uma fava. O conviva que "tirar" a fatia com a fava terá de pagar o bolo no ano seguinte. Este costume está aos poucos a cair em desuso em Portugal devido à proibição da inclusão da fava no bolo- imposta por regulamentos da entidade que regula a segurança alimentar.
Em alguns paises cantam-se as Janeiras porta a porta, noutros as crianças pedem moedas e recebem presentes.

Este dia assinala o "fim" do Natal e em muitas casas marca o dia em que se desmonta a árvore de Natal e se arruma o Presépio até ao ano seguinte.


Para celebrar este dia em beleza fica aqui uma roposta irrequieta, imprime as palavras cruzadas, junta a familia e diverte-te.

 E para mais tarde, a solução

Et voilá!
Feriado ou não, festejem

Divirtam-se!

Sem comentários:

Dê uma olhadela

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...