Quem passa por cá

.

.
Vejam a lista de cientistas que estão no Mentes. UPDATE 07/01/2014

Projecto ENCERRADO Projecto II/2013- vida nocturna no meu jardim.
Vejam AQUI as CONCLUSÕES

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Halloween versus Dia de todos os Santos


O Halloween tem origem na cultura Celta. Há cerca de 2000, na zona do globo onde hoje existe a Irlanda, os Celtas festejavam o Samhain, esta festa tinha lugar no dia 1 de Novembro e marcava o início do inverno, o início do ano e a data da última colheita do ano. Acreditava-se que, nesta data, os mortos do ano que findava tinham a sua última e derradeira oportunidade de voltar ao reino dos vivos.

Neste festival as pessoas reuniam-se, acendiam fogueiras e ofereciam sacrifícios aos falecidos, acreditando que isso afastaria os seus fantasmas. Para além disso vestiam-se com roupas feitas com peles de animais e punham mesas fartas em comida. Com o passar do tempo, a evolução e a generalização do festival, as pessoas começaram a vestir-se de fantasmas, bruxas e outras criaturas conhecidas por serem malévolas, e assim vestidas começaram a exigir comida e bebida a outras pessoas. Pensa-se que terá sido esta a origem do famoso costume do "trick-or-treat" que actualmente existe em vários países.

Na igreja católica o dia 1 de Novembro festeja o dia de "Todos os Santos", no México, por exemplo, festeja-se o dia de "los Muertos" (dia dos mortos). É muito comum neste dia as pessoas deslocarem-se aos cemitérios com o objectivo de honrar os seus mortos, chegando mesmo a ser este o único dia em que algumas pessoas se deslocam a estes locais.

Como se transformou o Samhain no dia de Todos os Santos?
Na realidade não se transformou. As pessoas continuam a festejar esta data na noite de 31 de Outubro para 1 de Novembro, ainda que com rituais adaptados aos dias de hoje.
O dia de Todos os Santos surge numa tentativa da igreja Católica anular as festividades pagãs do povo Celta. Esta tentativa, apesar de ter sido brilhante (segundo alguns estudiosos), não teve o impacto desejado, e a reunião das famílias à volta da mesa como o objectivo de honrar os Santos nunca conseguiu substituir, com o sucesso desejado, os festejos pagãos do Samhain.
Nos dias de hoje o que temos é uma espécie de fusão entre as duas festas- o Hallowe'en e o All Hallows, ou seja o Halloween e o Dia de todos os Santos (Hollow tem as suas raízes na palavra holy ou santificado). Assim festeja-se a versão actual do Samhain na noite de 31 de Outubro para 1 de Novembro, e o Dia de todos os Santos no dia 1 de Novembro, sendo o objectivo das duas datas exactamente o mesmo, honrar e sossegar os mortos.

Fontes:
http://www.history.com
http://ancienthistory.about.com

Et voilá!
Trick-or-treat?

Divirtam-se!

Sem comentários:

Dê uma olhadela

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...