Quem passa por cá

.

.
Vejam a lista de cientistas que estão no Mentes. UPDATE 07/01/2014

Projecto ENCERRADO Projecto II/2013- vida nocturna no meu jardim.
Vejam AQUI as CONCLUSÕES

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Páscoa- A origem da festa


Estamos em tempo de Páscoa, atravessamos aquilo que os cristãos chamam de Quaresma, de modo simples: período de 40 dias em que Cristo se isolou no deserto para rezar. Mas será que esta época sempre foi assim? E como era antes de Cristo morrer?

Festa pagã
Tal como muitas outras festas que hoje conhecemos por serem festas religiosas, a Páscoa no início era uma festa pagã.
A Páscoa era a festa que celebrava a Primavera, a passagem do Inverno para a Primavera, a passagem do tempo escuro para o tempo de luz, esta festa era por isso chamada Pesach entre os hebreus, que significa passagem.
As provas históricas apontam para que a Páscoa seja festejada pelos europeus há milhares de anos, inclusivamente pelos gregos. Este povo festejava esta passagem na primeira Lua cheia da "época das flores". Esta data era de extrema importância pois marcava a chegada do calor e o fim da escasses de alimentos.
Desta forma nos povos não cristãos, chamados pagãos, esta festa assumia uma posição invulgarmente importante e estava relacionada com rituais de fertilidade, à produtividade da terra e os ciclos de plantação e colheita. Na Alemanha o nome desta festa deriva de Ostern, nos países de língua inglesa a festa é chamada de Easter, tanto um nome como o outro têm origem no nome da antiga deusa germânica da fertilidade, Eostre ou Ostara.

Estratégia cristã para cristianizar os povos nórdicos
Quando os cristãos quiseram cristianizar estes povos fizeram-se associar aos seus mitos e histórias aumentando assim a probabilidade de serem aceites nas populações. Há várias histórias dessas e muito se conta acerca dessas "colagens", alguns desses casos já foram falados aqui no Mentes Irrequietas, com a  árvore de Natal e o S. Bonifácio, e o Halloween e o Dia de todos os Santos...

Rituais e costumes pagãos
No caso da Páscoa não foi diferente, aos poucos os cristãos tentaram eliminar os hábitos e costumes pagãos, em alguns dos casos não conseguiram e esses costumes perduram até aos nossos dias. Dois dos maiores e mais representativos símbolos da Páscoa são, sem sombra de dúvida, pagãos: os ovos e o coelho.
Os ovos tornaram-se um simbolo da Páscoa por serem o símbolo da vida para os germânicos e para os eslavos, o ovo simboliza a origem da vida, e por isso esse símbolo representava  Ostern, a deusa da fertilidade. Antigamente estes ovos eram ovos cozidos e pintados com temas locais, hoje, e muito graças à influência da França, estes ovos são de chocolate.
Já o coelho tem uma explicação muito mais simples. O coelho é um  animal conhecido pela sua grande capacidade de reprodução, e por isso representa a fertilidade.

Entre os Judeus e os Cristãos
Entre os Judeus esta data marca exôdo do povo do Egipto.
Entre os cristãos a Páscoa é apenas a morte e ressurreição de Cristo, e isto confirma o que falámos atrás, a Páscoa é uma festa de "passagem" da vida terrena para a vida eterna, que "cola" na perfeição com os rituais pagãos.
Segundo a biblia Jesus Cristo morreu durante a Páscoa Judaica.

Quando é a Páscoa?
Só 325 anos depois da data que comummente aceitamos como o ano 0 (nascimento de Cristo) é que foi definida a data da Páscoa enquanto festa Cristã.
Foi no Concílio de Nicéia que a data da Páscoa foi definida, além da Páscoa este Concílio definiu uma serie de datas e dogmas cristãos.
A festa tinha de ter lugar no Domingo seguinte à Lua cheia posterior ao Equinócio de Primavera no hemisfério Norte. É por esta razão que esta é uma festa "móvel". Esse Domingo "cai" sempre entre o dia 31 de Março e o dia 25 de Abril. Por ter como referência a Lua cheia e o Equinócio de Primavera no hemisfério Norte é natural que estando no hemisfério Sul algumas destas referências percam o significado, até porque em Março não é Primavera no hemisfério Sul.

Et voilá!
Mais um exemplo de como uma festa pagã se transforma numa festa cristã!

Divirtam-se!

Fontes:
http://www.cataniastudio.com
http://www.rodrigotrespach.com
http://www.allaboutjesuschrist.org

Sem comentários:

Dê uma olhadela

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...