Quem passa por cá

.

.
Vejam a lista de cientistas que estão no Mentes. UPDATE 07/01/2014

Projecto ENCERRADO Projecto II/2013- vida nocturna no meu jardim.
Vejam AQUI as CONCLUSÕES

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Mary Anning- A maior caçadora de fosseis que jamais se conheceu

Retrato de Mary Anning
A 21 de Maio de 1799 nascia em Lyme Regis, Dorset, Inglaterra, aquela que viria a ser um dos maiores vultos da Paleontologia: Mary Anning.





A infância e juventude de Mary está coberta e envolta em mistério. Tantas são as histórias que se contam que muitas delas poderão nem sequer ser verdade.

Mary Anning era oriunda de uma família pobre, filha de Richard Anning e Mary Moore, contava apenas com um irmão, Joseph, apesar do casal ter tido 10 filhos.
Conta-se, que quando ainda era criança, com cerca de 1 ano, foi atingida, ela e mais três irmãos, por um raio. Os irmãos terão sucumbido ao fatal acidente mas Mary terá visto as suas capacidades cognitivas e intelectuais melhoradas pelo incidente. Conta-se que o raio terá feito de Anning um criança brilhante e observadora.
O pai de Mary Anning, Richard Anning, foi um dos principais responsáveis pela paixão da filha. Richard era carpinteiro mas na sua oficina ensinou-a a limpar e tratar os fosseis que iam encontrando e depois vendiam na sua loja.
Mary tinha apenas 11 anos quando o pai morreu, deixando a família numa posição económica muito delicada. Anning procurou sustento mas o pouco que ganhava tinha de ser complementado por algum rendimento extra. Mary Anning lembrou-se dos ensinamentos do seu pai e de como tinha "muito bom olho para os fosseis", e foi precisamente aí, aos fosseis, que Mary foi buscar algum dinheiro para se sustentar. Os penhascos e toda a zona costeira de Lyme são ricos em belemnites e amonites e, ocasionalmente, répteis e peixes, depositadas pelas marés desde há 200 milhões de anos. esta actividade não era, no entanto, uma tarefa fácil, apesar das ondas do mar e alguns deslizamentos de terra exporem constantemente novos fosseis, as enxurradas de lama, as marés traiçoeiras, as falésias instáveis ​​e as mares implacáveis​​, faziam da actividade de Mary Anning uma actividade bastante dura e perigosa.

Ilustração
Em 1811, conta-se que com a ajuda do irmão, Joseph, Mary, ao fim de alguns dias a "escavar" encontra um esqueleto completo de um animal a que chama crocodilo. O esqueleto acabou por ser vendido e revendido acabando por ir parar ao Museu de Curiosidades Naturais de Londres. Graças ao crocodilo, que mais tarde seria renomeado Ichthyosaurus que significa peixe-lagarto, Mary Anning conseguiu chamar à atenção da comunidade cientifica.

É nesta altura que toda a família de Mary se estabelece como "caçadores de fosseis" mas continuavam muito pobres e quase sem meios de subsistência. É então que, em 1820, um dos clientes da família, o tenente-coronel Thomas James Birch, organizou um leilão de espécimes que lhes tinha comprado. O leilão foi um sucesso, rendeu 400£ que Birch doou à família de Anning, e funcionou como publicidade para o negócio.
Nos anos que se seguiram Mary Anning fez muitas descobertas, algumas de esqueletos completos de animais pré-históricos e que lhe vieram a render muito dinheiro.

Vitral alusivo a Mary Anning- Lyme
Mary anning era uma autodidacta, mas muito inteligente e capaz de captar a atenção de muitos. Anning correspondia-se frequentemente com outros cientistas e recebia a sua visita. Mary Anning veio a falecer aos 47 anos de idade (1846) com cancro da mama em Lyme, cidade de onde, de resto, só saiu uma vez numa rápida visita a Londres.

Antes de morrer Mary Anning viu a sua vida, quase inteiramente dedicada aos fosseis, reconhecida pelos seus pares. Estávamos em 1857 quando a Associação Britânica para o Avanço da Ciência e da Sociedade Geológica de Londres ofereceu a Anning um pagamento anual.

Um dos exemplares de Mary Anning
Muitas das descobertas de Mary Anning e da sua família não lhe são atribuídas. Porquê? Simplesmente porque Mary Anning vendia os seus fosseis a conlecionadores privados e institutos e quando estes doam os espécimes ao museu, apenas o nome do "doador" aparece na "ficha" do exemplar, perdendo-se, dessa forma, o nome de quem fez a descoberta.
Os historiadores têm feito um grande esforço para identificar os fosseis descobertos por Mary Anning e a sua família mas torna-se quase numa missão tão difícil quanto perigosa foi a vida de Anning. Por ser difícil identificar que fosseis foram descobertos por ela, por Mary ser uma jovem mulher numa Inglaterra do início do Sec XIX dominada por homens e, finalmente,  por Mary Anning não ter qualquer instrução de especial relevo, o seu nome foi caindo no esquecimento.

Ilustração de Mary Anning- Ichthyosaurus
Mas existe um facto que nenhum historiador pode negar:

Mary Anning não era só uma colecionadora de fosseis, ela era muito conhecedora, cientificamente falando, dos exemplares que apanhava e vendia, tendo por isso ganho o respeito dos cientistas do seu tempo. As suas descobertas foram extremamente importantes na reconstrução do passado e da história do mundo.

Fontes:
http://www.nhm.ac.uk/nature-online/science-of-natural-history/biographies/mary-anning/
http://www.ucmp.berkeley.edu/history/anning.html
http://www.theguardian.com/science/2010/nov/21/royal-society-lost-women-scientists
http://www.sdsc.edu/ScienceWomen/anning.html

Et voilá!
Uma verdadeira "Indiana Jones"

Divirtam-se!

Sem comentários:

Dê uma olhadela

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...