Quem passa por cá

.

.
Vejam a lista de cientistas que estão no Mentes. UPDATE 07/01/2014

Projecto ENCERRADO Projecto II/2013- vida nocturna no meu jardim.
Vejam AQUI as CONCLUSÕES

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Verão e Inverno- Os Super Irrequietos do costume

Olá Verão!
Hoje temos dois Super Irrequietos, o Verão e o Inverno!
No Hemisfério Norte o Verão com todas as suas aventuras e brincadeiras, chegou às 6:04 da manhã (Hora de Lisboa) e ao que parece vai trazer vento e muito calor. Segundo a imprensa quando forem 13:35 o Sol atingirá o ponto mais alto do ano, e por isso produzirá as sombras mais curtas do ano. A este dia chama-se Solstício de Verão.

Olá Inverno!
Já no Hemisfério Sul a história é bastante diferente. Hoje é o dia mais curto do ano. Eram 2:04am (Hora de Brasília), quando se iniciou a estação mais fria do ano e ocorreu o Solstício de Inverno. Em oposição ao solstício de Verão, é no solstício de Inverno que o Sol produz as sombras maiores.

Por isso não importa que estejas no Norte ou no Sul, hoje é um dos dias mais curiosos e irrequietos do ano, é um dia "de viragem".
Para quem vive no hemisfério Norte os dias vão começar a ficar mais pequenos já amanhã. O Sol vai continuar a nascer e a por-se e a descrever um arco no céu como sempre, mas esse arco vai começar já amanhã a ficar mais pequeno.
Para quem vive no Hemisfério Sul acontece exactamente o contrário a partir de hoje o dia vai começar a ganhar espaço à noite e o arco que o Sol descreve no céu vai aumentar.

A imagem representa a quantidade de luz visível no dia mais longo do ano em algumas das cidades do Hemisfério Norte. Day length refere-se ao "comprimento do dia" e diz respeito ao período de sol a sol. O Civil Twilight refere-se ao "crepúsculo civil" e diz respeito ao tempo que decorre antes do amanhecer e depois do sol se por e em que o ângulo que o Sol faz com o horizonte é de 0 a -6º.
Reparem que no Circulo Polar Ártico- no Pólo- o dia demora 24, ou seja o sol nunca se põe. Já em Hong Kong- quase na linha de equador- o dia + crepúsculo demora pouco mais de 14h, muito mais curto.
Imagem retirada de Washington Post online


Et Voilá!
Por aqui começou o verão, e aí?

Divirtam-se!

Sem comentários:

Dê uma olhadela

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...