Quem passa por cá

.

.
Vejam a lista de cientistas que estão no Mentes. UPDATE 07/01/2014

Projecto ENCERRADO Projecto II/2013- vida nocturna no meu jardim.
Vejam AQUI as CONCLUSÕES

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Top 10 dos artigos mais lidos da National Geographic em 2012

O facto de um artigo ser lido muitas vezes não faz dele um grande artigo, mas sem dúvida que o transforma num artigo que nos chama a atenção e nos faz pelo menos querer "dar uma olhadela".
Na internet quanto mais visitas tiver um "post" ou uma página, mais provável é que tenha ainda mais cliques, quer por causa do factor curiosidade quer devido ao aumento de visibilidade que o número elevado de visitas lhe dá.

A National Geographic apresentou no final do ano de 2012, o TOP de artigos preferidos dos cibernautas. Não são os melhores artigos da NG nem são os que tiveram mais impacto na comunidade especialista, são apenas os que tiveram mais sucesso junto dos leitores do site. Este TOP, que o Mentes Irrequietas não deixa de consultar e explorar, tem 10 entradas e muitas coisas irrequietas para partilhar.

10. Com 6,17 metros de comprimento, este crocodilo de água salgada é oficialmente o maior em crocodilo em cativeiro. Este réptil capturado nas Filipinas entrou para o Guinness World Records em julho passado.(1)

9. No mês de agosto de 2012 uma equipa liderada pelo astrónomo dinamarquês  Jes Jørgensen descobriu açúcar numa estrela. Dito desta forma parece uma frase saída de uma história para crianças, mas na realidade foi mesmo isso que eles descobriram: moléculas simples de açúcar a flutuarem numa nuvem de gás à volta de uma estrela. Esta descoberta sugere, ainda segundo a mesma equipa, que possa haver vida noutros planetas. O nome da estrela: Rho Ophiuchi. A distância da estrela: 400 anos-luz.(1)


8. O artigo que ocupa o quarto lugar chega-nos do Brasil. Rodney Gomes é um astrónomo do Observatório Nacional Brasileiro, sediado no Rio de Janeiro, e em Maio publicou um estudo que dá conta de dados que indicam existir mais um planeta, ainda não descoberto, no sistema solar.(1)


7. Em Julho de 2012 a comunidade científica foi brindada com aquela que, segundo muitos, é a descoberta do ano, o bosão de Higgs (também chamada partícula de Deus). Segundo o artigo da National Geographic, a partícula agora descoberta pode não ser "O" bosão de Higgs, mas é sem dúvida uma nova partícula que foi encontrada no local onde a "partícula de Deus" deveria estar. (1) Esta partícula era procurada há quase 50 anos e foi descoberta no Centro Europeu de Pesquisa Nuclear. (2)



6. A 2400 metros de profundidade, na antárctica, vivem espécies maioritariamente incolores e cegas, estes foram dados revelados por uma câmara instalada num robot submergível, que em Janeiro mergulhou nas águas frias da Antárctica para descobrir um admirável mundo novo. Esta câmara filmou, entre outros seres vivos, bernáculos, caranguejos, anémonas e polvos.(1)



5. A 127 anos-luz da Terra existe uma estrela, muito parecida com o sol, na constelação de Hydrus, que, ao que tudo indica, tem 9 planetas a orbitar em seu redor. Esta descoberta faz deste sistema planetário o mais populoso até agora conhecido (o sistema solar tem apenas 8 planetas). (1)


4. Quando pensamos que não há local onde homem já não tenha pisado, quando pensamos que é impossível descobrir espécies novas de mamíferos no planeta, eis que nos chega a confirmação da nossa pequenez e da insignificância que Homem representa no ecossistema do planeta. No Peru uma equipa constituída por cientistas mexicanos e peruano, anunciou em setembro ter descoberto, durante uma expedição que durou cerca de 2 anos, 8 espécies diferentes de mamíferos superiores no Peru numa zona a que denominou de "novo paraíso de  biodiversidade desconhecida" – "new heaven of unknown biodiversity". (1)


3. Do sul da Índia, chega-nos pela mão de uma equipa mista constituída por indianos e ingleses, uma nova classe de anfíbios (3), os anfíbios limbless (não estando bem certos da tradução para português optámos por deixar o nome original, limbless significa, em inglês: desprovido de membros).
Sathyabhama Das Biju da Universidade de Deli declara que “Esta descoberta adiciona à árvore da evolução dos anfíbios um ramo completamente novo"(4).

2. Em Maio de 2012, arqueólogos revelam, pela mão do americano William Saturno, um mural Maia que contradiz a teoria do fim do mundo no ano de 2012. Datas que o mural sugere distam de milhares de anos do ano em que agora nos encontramos. (1)


1. Em primeiro lugar, dos artigos do National Geographic mais populares, está a descoberta de um templo Maia na Guatemala. Este templo revelou factos importantes e alguns deles completamente novos, sobre esta civilização que ocupou os territórios de  Guatemala, Belize, Yucatán no México. (1)




(1) http://news.nationalgeographic.com
(2) Partícula de Higgs é mais uma vitória da ciência sobre a religião
(3) http://www.bbc.co.uk
(4) http://www.scientificamerican.com

Sem comentários:

Dê uma olhadela

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...