Quem passa por cá

.

.
Vejam a lista de cientistas que estão no Mentes. UPDATE 07/01/2014

Projecto ENCERRADO Projecto II/2013- vida nocturna no meu jardim.
Vejam AQUI as CONCLUSÕES

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Pinna nobilis- o bivalve com mais de 90cm

P. nobilis
Fez este fim de semana um ano que, ao largo de Itália, se deu um dos acidentes mais marcantes da história recente da navegação de recreio: o naufrágio do Costa Concordia.

O Costa Concordia era um grande cruzeiro com 13 andares e 35,5 metros de largura, levava a bordo mais de 4200 pessoas e quando afundou ceifou mais de 30 vidas. Um ano depois existem muitos processos e várias questões legais a rondar este navio, mas o Mentes Irrequietas deixa essas questões para os tribunais e o que quer partilhar convosco é a descoberta super irrequieta que as operações de resgate deste cruzeiro permitiu. Lá no fundo, ao largo da costa da Tuscania, a equipa de resgate fez uma descoberta fantástica. Junto ao casco do navio (que infelizmente tinha acabado de afundar levando consigo 32 pessoas) existia uma colónia de uma espécie de bivalves gigantes. Imaginem um mexihão... com cerca de 90cm de cumprimento (podendo atingir um máximo de 120cm), Irrequieto uh?
Carl Linnaeus
Esta espécie foi primeiramente descrita por Carl Linnaeus em 1758. Este naturalista sueco, de fama bem conhecida na identificação e classificação de espécies, chamou a este bivalve Pinna nobilis nome comum Pen Shell (em inglês, concha caneta).
Esta espécie é uma espécie endémica do mediterrâneo.

O que é uma espécie endémica?

Uma espécie endémica é aquela, que por razões ambientais, está naturalmente confinada a determinada zona geográfica, mais ou menos extensa.
Significa isto que a Pinna nobilis é uma espécie que, na ausência de qualquer intervenção humana, se encontra apenas nesta zona.

P. nobilis
É possível encontrar espécies endémicas de muitos recantos do planeta, em muitos parques/ jardins zoológicos/ aquários, mas isto só é possível porque o Homem os transportou para lá. O mesmo se passa com os legumes/ fruta e animais cultivados e criados pelo Homem em cativeiro. Hoje graças às estufas e à evolução da agropecuária, é possível plantar fora do tempo e fora da zona geográfica a que as espécies pertencem. Este fenómeno pode causar graves problemas ao nível do solo e do equilíbrio hídrico do terreno, mas essa explicação fica para outro dia.

Voltemos então ao bivalve gigante.

Quando a equipa de resgate procedeu ao reconhecimento do terreno para iniciar as operações de remoção do casco, deu de caras com esta colónia (que pelas imagens eu gostaria de ver de perto). Ora esta espécie é uma espécie protegida pelas normas comunitárias (há mais de 20 anos) o que obrigou à sua realocação, um pouco à semelhança do que se faz quando se constroem barragens.
Costa Concordia

Esta colónia foi descoberta por acaso, à volta do casco do Costa Concordia, numa zona onde, depois de algum tempo na sombra do navio, algumas espécies vegetais morreram e deixaram a descoberto os bivalves. Os trabalhos de realocação destes individuos, cerca de duas dezenas, continuam na Tuscana.  Andrea Belluscio, biólogo marinho e responsável pela equipa de controlo ambiental, explica este procedimento:

A. Belluscio
"Primeiro monitoramos, contamos, verificamos a população e medimos, depois retiramo-los um a um, movendo-os com cuidado no fundo do mar uma vez que as extremidades são a sua parte mais vulnerável, depois, sem nunca os retirar da água são levados até um local seguro, onde não deve haver obras, está protegido e não está acessível a todos.
Vamos deixá-los aí até que o navio seja removido. A nossa ideia, assim que o navio seja removido, é recolocá-los no seu habitat original."

As imagens seguintes dizem respeito à operação de remoção.










Classificação:
Reino- Animalia
Filo- Mollusca
Classe- Bivalvia
Ordem- Pterioida
Família- Pinnidae
Género- Pinna
Espécie- P. nobilis

E assim se cuida da biodiversidade do planeta. A operação para salvar os cerca de 20 exemplares de Pinna Nobilis, alguns com mais de 15 anos, está até agora a ser um sucesso.

Et voilá!

Divirtam-se!

Fontes:
http://www.terra.com.br
http://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2013/01/12/aniversario-do-naufragio-do-costa-concordia-assinala-se-este-fim-de-semana
http://pt.euronews.com/2012/11/06/pinna-nobilis-encontrado-a-volta-do-costa-concordia/
http://noticias.terra.com.br/mundo/capitao-do-costa-concordia-ignorou-ordem-de-voltar-a-bordo,a9aaa2f2fb56a310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Pinna_nobilis
http://www.marinespecies.org/aphia.php?p=taxdetails&id=140780
http://www.universetoday.com/92740/deadly-costa-concordia-shipwreck-captured-in-stunning-image-from-space/
http://www.designboom.com/eng/education/byssus.html
http://www.theparbucklingproject.com/

Sem comentários:

Dê uma olhadela

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...