Quem passa por cá

.

.
Vejam a lista de cientistas que estão no Mentes. UPDATE 07/01/2014

Projecto ENCERRADO Projecto II/2013- vida nocturna no meu jardim.
Vejam AQUI as CONCLUSÕES

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

São Bonifácio e a árvore de Natal- Histórias para ler e contar

Recentemente o mentes Irrequietas cruzou-se com a história Super-Irrequieta de São Bonifácio e como estamos a entrar no Natal esta história é quase obrigatória.

S. Bonifácio

Não se sabe ao certo em que ano S. Bonifácio nasceu, sabemos que era Inglês, de Wessex, e que terá nascido entre os anos de 672 e 680. Bonifácio foi chamado ao serviço de Deus muito cedo, entrou num mosteiro para estudar e poucos anos depois já era um professor muito popular, na altura em que foi ordenado Padre já era considerado um grande pregador, por causa do seu entusiasmo.

Bonifácio queria levar a sua Igreja a todos os cantos do mundo, e para isso tornou-se missionário na Alemanha. Enquanto missionário era eficiente e convincente, o que lhe valia frequentemente sucesso nos seus discursos.


São Bonifácio e a árvore de Natal

Bonifácio, que andava em missão pela Alemanha, onde era chamado Arcebispo de Mainz, dedicou grande parte da sua via a destruir Templos e ídolos pagãos e a construir Igrejas no seu lugar.

Conta-se que nesta missão passou por um grupo de pessoas que adoravam um carvalho. Diz a lenda que horrorizado pelo que viu pegou num machado e deitou a árvore abaixo, dizendo que era uma demonstração do poder do seu Deus sobre o Deus pagão que adoravam (Deus Thor, o carvalho era considerada uma árvore sagrada para os que idolatravam Thor). Certo é que o carvalho foi mesmo derrubado e, conta a lenda, que Bonifácio converteu quase todos os pagãos que ali estavam naquele momento.

Neste ponto a lenda diverge em duas histórias, uns dizem que no lugar do carvalho nasceu espontâneamente um abeto, outros dizem  que Bonifácio plantou um abeto no lugar do carvalho.

Porquê um abeto? 

Porque o abeto era visto como uma "imagem de Deus" e o seu aspecto sempre verde (folha persistente) simbolizava, naquela altura o Amor infinito do Criador.
De acordo com o mito, no ano seguinte todos os pagãos daquela zona foram convertidos ao Cristianismo e penduravam decorações na árvore para celebrar o Solstício de Inverno.

Mas como é que o abeto cresceu o suficiente num ano para poder ser decorado?

Ninguém sabe ao certo, é isso que faz os mitos e as lendas parecerem magia,o que sabemos é que essa tradição cresceu o suficiente para nos dias de hoje estar espalhada pelos quatro cantos do Globo!

Será correcto dizer que S Bonifácio inventou a árvore de Natal?

Não. A Origem da árvore de Natal perde-se nos confins do tempo, mas parece ter tido origem em rituais Pré-Cristãos envolvendo árvores de folha persistente. Estes, com o tempo, fundiram-se com as celebrações Cristãs.

Martin Luther e as estrelas

Outro nome que aparece frequentemente ligado à árvore de Natal é o de Martin Luther. Este clérigo, banido da Igreja Católica, é conhecido por ser o responsável pela existência de luzes/velas nas árvores de Natal. Martin costumava passear-se por florestas enquanto pensava na sua vocação e as luzinhas de Natal representam as estrelas que via por entre as folhagens das árvores


E finalmente virou moda

Mas apesar de todas estas histórias terá sido Alberto, o Príncipe Consorte da Rainha Victoria, o responsável pela introdução maciça da decoração das árvores de Natal. Este elemento da realeza terá trazido, em meados do SEC XIX, este costume da sua terra natal Saxe Coburg, que agora é parte integrante da Alemanha. Tal exemplo, vindo de tão grandiosa família, terá virado moda.

Referências:
http://www.bbc.co.uk
http://www.saintboniface.org

Et Voilá!
S. Bonifácio, Martin Luther, SAR Alberto, Príncipe Consorte... decerto haverá mais mitos e lendas à volta do abeto de Natal

Divirtam-se!

Sem comentários:

Dê uma olhadela

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...