Quem passa por cá

.

.
Vejam a lista de cientistas que estão no Mentes. UPDATE 07/01/2014

Projecto ENCERRADO Projecto II/2013- vida nocturna no meu jardim.
Vejam AQUI as CONCLUSÕES

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O que é um furacão? Como se forma?


O Mentes Irrequietas recebeu dois emails de dois jovens irrequietos que queriam saber mais sobre os furacões. Joana, Miguel, aqui fica a explicação irrequieta:

"Mais de seis milhões de clientes sem energia segunda-feira, o furacão Sandy derrubou árvores, linhas de energia e alagou estações de metro. A tempestade levou a falhas de energia em pelo menos 17 estados dos EUA, incluindo mais de um milhão de clientes na Pensilvânia e em Nova Jersey, e cerca de 660.000 em Nova York. Cerca de quarto milhões de clientes perderam a energia em Manhattan depois de uma explosão estação na East 14th Street, esta explosão deixou quase toda a ilha a sul da 34th Street às escuras. Os funcionários da Con Edison chamaram falhas de energia "à maior interrupção de energia da nossa história provocada por uma tempestade."
in NYTimes website 

É assim que o NY Times faz um primeiro balanço geral da passagem do Furacão Sandy em território norte americano. Há ainda a acrescentar os mortos, só no Haiti já foram contabilizadas 52 vitimas mortais e 200.000 pessoas perderam o tecto (The Gardian online), na costa Leste dos EUA foram contabilizados 13 mortos, também o Canadá registou 1 vítima mortal.

Mas afinal o que é um furacão? Como se forma?

Os furacões são, de uma forma muito simplista, um cocktail muito bem misturado de ventos fracos constantes com águas quentes e calmas. Nesta altura do ano o Atlântico Norte junta estas variáveis da forma ideal para a ocorrência destes fenómenos, e por isso o local ideal para a formação de furacões.

Como se formam os furacões?

Um furacão aparece quando a água do mar é aquecida, em principio pelo Sol, causando o aquecimento da massa de ar imediatamente por cima da água. Este aquecimento provoca evaporação e consequente aumento da humidade. À medida que se vai subindo nas camadas de ar acima do nível da água a temperatura vai descendo, esta variação de temperatura provoca variações de pressão o que leva à formação do furacão.

A força do furacão depende da quantidade de calor libertado pela água. Este calor impulsiona a formação de uma tempestade que dependendo do calor libertado origina a formação de um furacão.

Aquecimento global e furacões

Ernani Nascimento, professor de Meteorologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, diz que atribuir a culpa pelo aumento do número e da força dos furacões ao aquecimento global é, ainda, muito prematuro. Segundo o professor ainda não existem dados ciêntificos suficientes para tirar esta conclusão, para além de que relatórios climáticos indicam que não é seguro afirmar que os furacões tenham aumentado de intensidade ou de frequência nos últimos 40 anos (altura em que se iniciaram os registos via satélite)- Dados IPCC ( Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas). No entanto, no Atlântico Norte, onde Sandy se originou, "aumentou o número de furacões, em particular os de maior envergadura".

Para Serge Planton, encarregado do grupo de pesquisas climáticas do serviço meteorológico francês Meteo France, "a complexidade do fenómeno - um furacão depende da temperatura da superfície do mar, mas também da estrutura dos ventos em todo o volume da atmosfera - não responde de forma linear, simples, ao aquecimento global".

Segundo o professor da UFSM o risco de ocorrer um furação na América do Sul é quase nulo, pois não estão reunidas as condições de temperatura nem de ventos necessárias para despoletar o processo.

Furacões, Tufões, Ciclones, Tempestades Ciclónicas, e Ciclones Tropicais

Segundo o instituto de meteorologia Português todos estes fenómenos são a mesma coisa e são designados, consoante a área geográfica de ocorrência, por:
  • Furacão (hurricane) no Oceano Atlântico Norte - Golfo do México, Caraíbas e na região Leste dos Estados Unidos;
  • Tufão no Oceano Pacífico Norte, na região Oeste dos Estados Unidos, Japão e China. Nas Filipinas são apelidados por baguios;
  • Ciclone tropical severo na região sudoeste do Oceano Pacífico, Austrália, Nova Zelândia, Indonésia, etc.; 
  • Tempestade ciclónica severa na região norte do Oceano Índico, Índia, Bangladesh, Paquistão, etc.;   
  • Ciclone tropical na região sudoeste do Oceano Índico, Madagáscar, Moçambique, Quénia, etc.
Fontes:
http://www.correio24horas.com.br
http://www.meteo.pt
http://learning.blogs.nytimes.com
http://www.nytimes.com/

Et voilá!

Divirtam-se!

Sem comentários:

Dê uma olhadela

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...