Quem passa por cá

.

.
Vejam a lista de cientistas que estão no Mentes. UPDATE 07/01/2014

Projecto ENCERRADO Projecto II/2013- vida nocturna no meu jardim.
Vejam AQUI as CONCLUSÕES

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Marie Curie- Prémio Nobel da Fisíca e da Química


Marie Curie nasceu Marie Sklodowska a 7 de Novembro de 1967, em Varsóvia. Aos 24 anos, Marie chega a Paris de comboio, corria o ano de 1891. A jovem ingressa na Sorbonne, e 3 anos depois obtém a licenciatura em Ciências Físicas e Matemáticas casando no ano seguinte com Pierre Curie.

Em 1896 Henri Becquerel descobre a radioactividade inspirando o casal Curie investigar e analisar o fenómeno, estas investigações conduzem ao isolamento do elemento químico Polónio (de número atómico 84, é um calcogénio) e do Rádio (com o número atómico 88, e é um metal alcalino terrestre).

Em 1903 o casal Curie ganha o Prémio Nobel da física "em reconhecimento das extraordinárias pesquisas conjuntas sobre os fenómenos de radiação descobertos pelo Professor Henri Becquerel""

Marie Curie fica viúva muito cedo, (Pierre Curie morre num acidente a 19 de Abril de 1906), e toma o lugar do marido como professora de física na Universidade de Ciências.
Durante toda a sua vida Marie Curie recebeu inúmeros prémios e distinções pelo seu trabalho com isótopos e radioactividade. Recebeu também títulos universitários honorários em ciência, medicina e advocacia. Foi também reconhecida como membro de pleno direito em algumas sociedades restritas ligadas à investigação e ao conhecimento.

Em 1911, Marie Curie recebe o segundo Prémio Nobel, desta vez o de Química, em reconhecimento do seu trabalho na radioactividade.

Marie Curie dedicou a sua vida à promoção do uso do radio para o alívio dos doentes e na I Guerra Mundial, com a ajuda da sua filha, Irene Curie, envolveu-se pessoalmente no tratamento dos feridos.
Ao longo de toda a sua vida o entusiasmo pela ciência não diminuiu, conseguindo que fosse instalado um laboratório de radioactividade em Varsóvia. Em 1929 recebeu, das mãos do presidente Hoover dos Estados Unidos 50.000 dólares, doados pela comunidade científica americana, para a compra de rádio a usar no laboratório em Varsóvia.

Marie Curie morre a 4 de Julho em 1934, deixando para trás uma vida cheia de história e novas conquistas para as mulheres:
  • Foi a primeira mulher, em França, a obter um doutoramento académico na área da Ciências.
  • Foi a primeira mulher a ganhar um Prémio Nobel numa área cientifica;
  • E, não menos importante, foi o primeiro laureado Nobel a ter uma filha que também ganhou o prémio.

Nota: O Polónio recebeu este nome em homenagem ao país de origem da Marie Curie, a Polónia.

Fontes:
www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1903/marie-curie.html
http://www.webelements.com/polonium/
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2582731/

Et voilá!
Muito mais haveria a dizer sobre esta grande mulher, se quiseres saber mais usa os links.

Divirtam-se!

Sem comentários:

Dê uma olhadela

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...