Quem passa por cá

.

.
Vejam a lista de cientistas que estão no Mentes. UPDATE 07/01/2014

Projecto ENCERRADO Projecto II/2013- vida nocturna no meu jardim.
Vejam AQUI as CONCLUSÕES

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Estátua antiga esculpida num meteorito

Hoje partilhamos convosco uma notícia verdadeiramente irrequieta, já tem três semanas mas é verdadeiramente irrequieta. De vez em quando a Ciência tropeça nestas coisas, e é isto que faz com que a ciência seja verdadeiramente Irrequieta e atrativa. O texto foi tirado e traduzido do site da ScienceDaily:

ScienceDaily (26 de setembro de 2012) - Uma estátua budista antiga, que foi recuperada por uma expedição nazi em 1938, foi analisada por uma equipa de cientistas liderados pelo Dr. Elmar Buchner, do Instituto de Planetologia da Universidade de Stuttgart. A estátua, provavelmente com 1.000 anos de idade, é conhecida como "Homem de Ferro", pesa 10 kg, retrata o deus budista Vaisravana e acredita-se ser uma peça da cultura pré-budista do século 11. Análises geoquímicas levadas a cabo pela equipa de investigadores revelaram que a estátua foi esculpida num meteorio de ferro muito raro e por isso de valor inestimável.

Parece quase um filme de Indiana Jones: Uma estátua budista antiga, com mais de 1000 anos de idade, foi recuperada por uma expedição nazi em 1938, foi analisada por um grupo de ciêntistas que concluiram que a mesma era esculpida num meteorito.
A estátua é conhecida como o Homem de Ferro pesa 10kg, e acredita-se que representa um hbrido entre a cultura Budista e a cultura Pré-Budista Bon que retrata o deus Vaisravana, o rei budista do Norte, também conhecido como Jambhala no Tibete.
A estátua foi descoberta em 1938 por uma expedição de cientistas alemães liderados pelo zoólogo de renome Ernst Schäfer. Não se sabe como a estátua foi descoberta, mas acredita-se que a suástica  esculpida no centro da figura terá incentivado a equipa nazi a leva-la para a Alemanha. Uma vez chegada a Munique tornou-se parte de uma colecção particular e só após um leilão em 2009, se tornou disponivel para pesquisa.
A primeira equipa a estudar as origens da estátua foi liderada pelo Dr. Elmar Buchner da Universidade de Stuttgart. A equipa foi capaz de classificá-la como um ataxite, uma classe rara de meteorito de ferro com alto teor de níquel.
"A estátua foi esculpida a partir de um meteorito de ferro, um fragmento do meteorito que caiu Chinga nas áreas de fronteira entre a Mongólia e a Sibéria há cerca de 15.000 anos atrás." Enquanto que os detritos foram descobertos em 1913, acreditamos que este fragmento de meteorito foi recolhido muitos séculos antes", disse o Dr. Buchner.


Meteoritos têm inspirado adoração de muitas culturas antigas que vão desde a de Inuit da Gronelândia até os aborígenes da Austrália. Ainda hoje um dos locais de culto mais famosos do mundo, Meca, na Arábia Saudita, é baseado na Pedra Negra, que se acredita ser um meteorito pedregoso. A equipe do Dr. Büchner acredita que o Homem de Ferro teve origem a partir da cultura Bon do século 11 "A estátua do Homem de Ferro é o único exemplo conhecido de uma figura humana a ser esculpida num meteorito, o que significa que não há termo de comparação no que diz respeito ao seu valor"disse o Dr. Buchner. "As suas origens, só por si, fazem com que possa valer cerca US $ 20.000, no entanto, se a nossa estimativa no que respeita à sua idade estiver correcta então, o seu valor é inestimável"
 

Fonte:
http://www.sciencedaily.com/releases/2012/09/120926104255.htm

Et voilá!

Divirtam-se! 

Sem comentários:

Dê uma olhadela

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...