Quem passa por cá

.

.
Vejam a lista de cientistas que estão no Mentes. UPDATE 07/01/2014

Projecto ENCERRADO Projecto II/2013- vida nocturna no meu jardim.
Vejam AQUI as CONCLUSÕES

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Origens da Tabela Periódica

Mendeleev
Estávamos em 1869, quando um químico Russo chamado Dmitri Mendeleev organizou pela primeira vez os elementos químicos, conhecidos até então, numa tabela. D. Mendeleev organizou-os, segundo as suas propriedades químicas e físicas, em colunas e linhas.

Vários cientistas tentaram organizar os elementos químicos antes de Mendeleev, mas nunca chagaram a um modelo satisfatório para toda a comunidade cientifica:

Em 1817 o alemão Johann Döbereiner avançou com a sua teoria das tríades, esta teoria dividia os elementos químicos em tríades (grupos de 3).
Os elementos de cada tríade eram escolhidos com base na aparência e no tipo de reacção de cada elemento químico. O Li (lítio), o Na (Sódio), e o K (Potássio) pertenciam ao mesmo grupo, o grupo dos formadores de alcalinos (alkali formers); no grupo dos formadores de sais (salt formers)  Döbereiner colocou o Cl (Cloro), o Br (Bromo) e o I (Iodo).

Döbereiner
Quase 50 anos mais tarde, em Inglaterra, um cientista chamado John Newlands propõe à comunidade cientifica uma teoria diferente. Este inglês organizou os elementos de acordo com a sua massa atómica relativa.
John Newlands
Na sequência desta organização Newlands reparou que os elementos que ocupavam os lugares 1, 8,16... era muito idênticos, bem como os que ocupavam o 2, 9, 17... desta forma Newlands chegou à teoria dos octetos, organizando os elementos em grupos de 8.

A Teoria de Newlands nunca foi aceite pela comunidade cientifica pois tinha alguns problemas graves, por exemplo: colocava o Ferro (Fe)- um metal- no mesmo grupo que o Oxigénio e o Enxofre- dois não metais.
O que trouxe de novo a tabela de Mendeleev?


O que trouxe sucesso à tabela de Mendeleev foi que este químico percebeu que as propriedades
físicas e químicas dos elementos estavam relacionadas com a sua massa atómica de uma maneira "periódica". Depois de perceber isto organizou os elementos de forma a que elementos com propriedades semelhantes "caíssem" na mesma coluna.

Dmitri foi também o primeiro a prever a existência de elementos que ainda não tinham sido descobertos. Ao organizar os elementos "à sua maneira" Mendeleev notou que existiam "buracos" na sua tabela, alguns elementos químicos saltavam casas, as colunas e as linhas tinham falhas. Em vez de ver isso como um problema, assumiu que esses elementos existiriam, apenas ainda não tinham sido descobertos. Mendeleev também consegui prever as características de alguns desses elementos que não tinham sido descobertos, como o Gálio (Ga).

A tabela como a conhecemos hoje, organizada por número atómico, foi-nos proposta por um químico Inglês chamado Henry Moseley em 1913. Moseley conseguiu com a nova organização resolver alguns problemas da proposta de Mandeleev.
Moseley
A proposta de Mendeleev foi tão inovadora e brilhante que mesmo depois da reorganização de Moseley a tabela manteve o seu nome "Tabela Periódica dos elementos" ou "Tabela Periódica de Mendeleev".

Fonte:
http://www.bbc.co.uk
http://web.lemoyne.edu
http://www.colorado.edu

Et voilá!
A natureza tem destas coisas, é maravilhosamente organizada!

Divirtam-se!

Sem comentários:

Dê uma olhadela

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...