Quem passa por cá

.

.
Vejam a lista de cientistas que estão no Mentes. UPDATE 07/01/2014

Projecto ENCERRADO Projecto II/2013- vida nocturna no meu jardim.
Vejam AQUI as CONCLUSÕES

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Sopa de letras Irrequieta- No laboratório

É no laboratório que o investigador se sente em casa e como em todas as casas, há mobília essencial. Imprime e procura a sopa os equipamentos e os utensílios da lista.



Autoclave- Aparelho utilizado para esterilizar equipamentos e reagentes.

Balança- Normalmente no laboratório é electrónica e de precisão.

Balão- Instrumento de vidro para efectuar misturas ou reacções químicas.

Centrifugadora- Aparelho utilizado em laboratório para separar fases de uma mistura (fases líquidas e sólidas).Centrifugadora- Aparelho utilizado em laboratório para separar fases de uma mistura (fases líquidas e sólidas).

Destilador- Equipamento utilizado para a destilação de água em laboratório.

Espectrómetro- Aparelho utilizado em investigação para determinar as características de determinada substância com o objectivo de a identificar. Este apaelho utiliza um feixe luminoso e mede comprimentos de onda.

Funil- Empregado para transferir líquidos e para apoiar o papel de filtro.

Goblé- Ou copo de percepitação. Parecido com um copo de vidro mas resistente ao calor e à corrosão. Tem uma escala pouco precisa

Lâmina e Lamela- A lâmina é um rectângulo, normalmente de vidro, utilizado para a "montagem da amostra" para observação ao microscópio. É por cima da lâmina que se coloca a amostra. A Lamela (ou lamínula) é uma fina placa de vidro, ou de outro material, que se coloca por cima da amostra que se quer observar no microscópio.

Microscópio- É um aparelho utilizado para visualizar micro estruturas. Estas micro-estruturas podem ser amostras de tecido animal/vegetal como na imagem. Há microscópios que aumentam a amostra em 500000x.
Células da casca da cebola vista ao microscópio

Células do sangue vistas ao microscópio

Pipeta- Uma pipeta é o nome genérico dado a um instrumento bastante comum no laboratório de análises. Este instrumento pode ser de vidro ou plástico, ter uma escala mais ou menos precisa, pode ser manual ou mecânico e serve para medir volumes de líquidos.


Placa de Petri- Um placa de Petri é uma caixa de vidro ou plástico redonda e achatada, que é usada para crescer culturas de microorganismos.


Pompete- Uma pompete é uma bomba de borracha com 3 vias de entrada/ saída de ar

Rolha- Tal como a rolha de cortiça utilizada nas garrafas, uma rolha num laboratório tem exactamente a mesma função. Uma rolha de laboratório pode ser de varias materiais, cortiça, vidro, silicone, etc.

Sequenciador- Sequenciador genético é um equipamento utilizado para sequenciar o material genético, com o objectivo de conhecer a posição das bases e assim conseguir identificar genes.

Termómetro- é idêntico aos antigos termómetros de mercúrio que utilizávamos em casa, mas a escala é maior, consoante a necessidade de medição do estudo que se leva a cabo. Também há termómetros electrónicos, estes são mais precisos, pois os primeiros dependem do observador.

Tubo- Os tubos de ensaio são recipientes normalmente de vidro alongados e cilíndricos, são muito utilizados em experiências com pouco volume.

Vareta de Vidro- Vara em vidro que serve para homogeneizar soluções e entre outras coisas, decantar misturas manualmente.

Et voilá!
O equipamento certo faz um bom cientista!

Divirtam-se!

Sem comentários:

Dê uma olhadela

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...