Quem passa por cá

.

.
Vejam a lista de cientistas que estão no Mentes. UPDATE 07/01/2014

Projecto ENCERRADO Projecto II/2013- vida nocturna no meu jardim.
Vejam AQUI as CONCLUSÕES

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Sopa de Letras- Cientistas, Inventores e Matemáticos

A semana começa com uma sopa de letras com o tema "Cientistas, Inventores e Matemáticos". Imprimam o puzzle e encontrem os nomes dos 21 notáveis no quadro.

As explicações abaixo são meramente exemplificativas e  são individualmente bastante redutoras da genialidade e grandeza dos nomes em causa. Se quiseres ler e saber mais sobre estes grandes homens e mulheres há no mercado vários livros bibliográficos que fazem uma leitura de férias bastante irrequieta.

  • Avogadro - Distinguiu-se pelas suas contribuições na área da quimíca molecular. Em sua homenagem, chamaram  "Número de Avogadro" a uma das constantes mais conhecidas da química.
  • Crick- Ficou conhecido em 1953, depois de, juntamente com James Watson, apresentar ao mundo o modelo de dupla hélice das cadeias de DNA.
  • Curie- Marie Curie ficou mais conhecida no mundo ciêntifico pelo seu trabalho na química. esta ciêntista descobriu 2 elementos químicos, rádio e polónio, e foi acérrima defensora da utilização da radiografia móvel no tratamento de soldados feridos durante a primeira guerra. Para além disso foi única pessoa a ser distinguida com dois prémios Nobel em áreas científicas diferentes.
  • Darwin- Charles Darwin foi um naturalista britânico que se destacou pelas suas ideias evolucionistas e nada conformes com o pensamento da época em que viveu. Darwin propôs ao mundo uma "teoria da evolução" baseada na selecção natural e sexual. Esta teoria é hoje, o eixo central para explicar variadissimos feómenos biológicos. 
  • Einstein- Baptizado Albert Einstein, este físico alemão é hoje sinónimo de genialidade e de sucesso. Einstein desenvolveu o seu trabalho em diversas áreas da ciência, tendo ficado conhecido pela enunciação da Teoria da Relatividade.
  • Fermat- Pierre Fermat era funcionário Público em Toulouse, França, e a matemática era para ele um passatempo. Fermat estudou a matemática e escreveu alguns manuscritos de uma forma amadora e pouco "matemática, este facto dificultou a análise do seu trabalho. Fermat enunciou, em 1950, o principio de Fermat, que basicamente afirma que a luz percorre o caminho do menor tempo.
  • Galilei- Galileu Galilei, matemático, fisíco e astrónomo itaiano, foi nesta última dsciplina que ficou mais conhecido. Galileu foi o primeiro a desafiar a ideia de que a terra era o centro do universo.
  • Hooke- Cientista inglês,desenvolveu actividade essencialmente na área da mecânica e da meteorologia. Formulou a teoria do movimento planetário e a primeira teoria sobre as propriedades elásticas da matéria.
  • Lavoisier- Antoine Lavoisier é considerado o pai da química. Enunciou o Princípio da Conservação da Massa que diz que "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".
  • Linne- Carl von Linné, é considerado o pai da taxionomia moderna. Linné foi o primeiro a utilizar a nomenclatura dupla tendo anda participado no desenvolvimento da escala Celsius. este notável cientista sueco foi ainda um dos fundadores da Academia Real das Ciências da Suécia.
  • Mendeleev- Dimitri Mendeleev, é a este químico russo que devemos a primeira versão da tabela eriodica dos elementos químicos.
  • Mendel- Gregor Johann Mendel, este monge austríaco ficou conhecido pelos seus trabalhos na área da hereditariedade e genética, e é considerado  "Pai da genética". Dedicou a sua vida ao estudo e cruzamento de espécies.
  • Pascal- Físico, matemático, filósofo moralista e teólogo francês. Em1 653 descreveu uma apresentação tabular para os coeficientes binomiais, o que hoje chamamos triângulo de Pascal.
  • Pasteur- Cientista francês mais conhecido pelo desenvolvimento da vacina contra a raiva, e pela utilização de um método de conservação que hoje chamamos pasteurização.
  • Pauling- Linus Pauling é um dos principais químicos do século XX e notabilizou-se na área da Biologia molécular, área onde efectuou importantes contribuições relativas à determinação da estrutura de proteínas e cristais. Ganhou o prémio Nobel da química em 1954, pelo trabalho desenvolvido em ligações químicas e em 1962 foi distinguido com o prémio Nobel da Paz pela sua campanha contra os testes nucleares.
  • Pitagoras- Grande matemático da antiguidade. É-lhe atribuída a descoberta do Teorema de Pitágoras. A Pitágoras deve-se também o conceito geométrico do espaço, como ente contínuo e ilimitado, o estudo e construção dos poliedros regulares e o dos polígonos.
  • Rutherford- A este físico devemos o modelo atómico de Rutherford, também conhecido como modelo planetário do átomo. Nesta teoria o átomo é constituido por um núcleo central, à volta do qual orbitam eletrões.
  • Sagan- Carl Sagan foi sem dúvida um dos maiores divulgadores da ciência de todos os tempos. Sagan escreveu e explicou "às massas" fenómenos científicos até então "complicados". Escreveu a obra Contacto, que mais tarde foi levada ao cinema. Este astrónomo americano, que também desenvolveu trabalho de consultadoria para a NASA, morreu  aos 62 anos vitima de cancro.
  • Volta- Alessandro Volta foi um físico italiano que ficou mais conhecido pela invenção da bateria no séc XIX
  • Watson- James Watson é um dos autores do "modelo de dupla hélice" para a estrutura da molécula de DNA. O trabalho publicado em 1953 na revista Nature valeu-lhe o Nobel de Fisiologia/Medicina de 1962, juntamente com Francis Crick e Maurice Wilkins.
  • Wegener- Alfred Lothar Wegener, geógrafo e meteorologista alemão, propôs ao mundo a teoria da deriva continental.
Et voilá!
Notáveis cientistas de outros e dos nossos tempos, também eles mentes irrequietas!

Divirtam-se!

Sem comentários:

Dê uma olhadela

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...