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Projecto ENCERRADO Projecto II/2013- vida nocturna no meu jardim.
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quinta-feira, 26 de abril de 2012

Circulação de líquidos no Aipo/ Salsão


Hoje vamos "brincar" com o aipo, também chamado salsão, e vamos criar um ambiente muito interessante que pode ajudar os irrequietos a compreender o fenómenos da circulação de líquidos nos vegetais.

Antes de mais vamos conhecer melhor o nosso protagonista, o aipo, ou salsão:
  • O aipo, ou salsão, é um vegetal "bienal", ou seja tem um ciclo de vida normal de dois anos;
  • Este vegetal pertence à família das umbelíferas, cujos membros incluem cenouras, funcho, salsa e endro;
  • O aipo, ou salsão, é extremamente rico do ponto de vista nutricional e todas as suas partes (caule, folhas, sementes e raízes) podem ser utilizadas na alimentação e na industria dos suplementos alimentares;
  • As folhas do aipo (salsão) contêm um óleo essencial com um excelente efeito diurético e purificante do sangue;
  • Os seus grãos, em infusão são excelentes para o tratamento da cistite e infecções urinárias.
  • O aipo pode atingir uma altura de 40 cm e é composto por caules de folhas, dispostos numa forma cónica e sob uma base comum. 
  • No Brasil, o aipo (salsão) apresenta normalmente a cor verde, mas na Europa podemos também encontrar uma variedade de cor branca
Estes são alguns factos irrequietos sobre este legume, se quiserem saber mais procurem na internet, ou no prato da sopa e na tigela da salada.

Precisamos de:
  • talos de aipo (salsão), o caule;
  • corantes alimentares, de 2 ou mais cores;
  • copos de plástico descartáveis;
  • faca, deve ser o adulto a manusear esta ferramenta;
  • água.
Como fazer:
  1. Lembrem-se: 2 copos, 2 talos, 2 corantes- 3 copos, 3 talos, 3 corantes- ...
  2. Cortem os talos de forma a terem secções de cerca de 15cm, dependendo da altura do copo esta medida pode ser ajustada;
  3. Encham os copos com água, até "um dedo" do cimo;
  4. Misturem cerca de 10 a 15 gotas de corante a cada um dos copos, um corante diferente em cada copo;
  5. Coloquem um talo em cada um dos copos;
  6. Coloquem os copos num local fresco mas em que os talos possam repousar durante cerca de 12h;
  7. Observem.
O que acontece?
Os talos adquirem a cor da água em que estão mergulhados.

Porquê?
Cortem uma "fatia" (secção) de aipo (salsão). Reparem na sua estrutura. Parece ter tubos ao logo de todo o seu comprimento, a olho nú poder-se-ia até dizer que esses tubos parecem ser bastante largos para a estrutura do legume, e na verdade são! Por essa razão escolhemos o aipo para fazer este teste.

Retirem os talos dos copos e olhem para a extremidade que esteve mergulhada na água corada, o que  devem estar a ver é algo semelhante à fotografia, pequenos pontos na zona central do talo da cor da água onde estava mergulhado. Neste caso azul, verde e vermelho. Isto acontece porque a água viajou pelos capilares (tubos) do caule e o corante ficando "agarrado" às paredes destes capilares, corando-os.

Aceitem o desafio e vão um pouco mais longe:
Observem os talos regularmente, de 2 em 2 horas ou de 3 em 3.
Registem tudo.
Há algum corante que tenha um comportamento diferente? Porquê?
Experimentem variar a concentração (número de gotas por copo) de corante em cada copo, ao invés da cor. O que acontece? Porquê?
Experimentem retirar a secção do topo do talo ou da zona intermédia. Comparem os três, existe alguma diferença em termos de intensidade de cor? Porquê?

Ainda mais ousado, e demorado, bom para uma feira ou mostra de ciências:
  • Desenhem um ensaio em que possam determinar quanto tempo, aproximadamente, o corante demora a chegar ao cimo do talo. Neste ensaio irão precisar de muitos copos, muitos talos e corante de uma só cor.
  • Proposta:
Sabemos que ao fim de 12h o corante chegou ao cimo do talo.
Verifiquem se ao fim de 6h o corante terá chegado lá acima, suponhamos que não- e ao fim de 8h- suponhamos que ao fim de 8h sim, o corante tenha chegado lá acima.
Sabemos então que o corante, numa dada concentração, em água fria, demora entre 6 e 8h a atingir o topo do talo de 15cm.
O objectivo é ir repetindo o ensaio e diminuindo este intervalo. Imaginemos que observamos, também, que ao fim de 7h o topo do talo está corado. O nosso intervalo é agora entre 6 e 7h.
Determinem o que é um intervalo aceitável, digamos 15min, e afinem o intervalo até ser aceitável, por exemplo entre 6h15min e 6h30min.
  • No final deverão ter uma resposta do género:
Uma solução aquosa de corante azul marca XPT à temperatura ambiente demora entre 6h15min e 6h30min a atingir o topo de um talo de aipo (salsão) de 15cm de comprimento.

Importante:
  • Mudem uma variável de cada vez, ou não serão capazes de atribuir causa/efeito;
  • Apontem tudo no vosso caderno para puderem tirar conclusões mais tarde.
fontes:
http://www.alimentacaosaudavel.org/
http://osporques.com/quais-sao-as-propriedades-medicinais-do-aipo/ 

Et voilá!
Agora toca de comer a sopa toda

Divirtam-se!

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