Quem passa por cá

.

.
Vejam a lista de cientistas que estão no Mentes. UPDATE 07/01/2014

Projecto ENCERRADO Projecto II/2013- vida nocturna no meu jardim.
Vejam AQUI as CONCLUSÕES

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Comer fruta da época. Porquê?

Comer morangos no Inverno ou cereja em Janeiro um luxo que sabe bem, mas fica caro. Nada faz melhor ao ego do que cheirar o Verão através do aroma da fruta fora de época, parece que já nos sentimos estatelados na areia ou emersos na água salgada com uns tórridos 33ºC.
O que vos trago hoje é a razão (ou razões) pela(s) qual(ais) devemos preferir a fruta da época, para além da razão mais óbvia e que nos pesa no orçamento, pagar cerejas a 10€ não é agradável (mas sim, sabe bem).

Antes de mais, um pequeno apontamento, as gerações anteriores viviam em sintonia com a época do ano, conheciam os ciclos naturais e comiam o que a terra lhes dava, era impensável comer dióspiros em Agosto ou figos em Março. Muitas das coisa que o Verão lhes trazia eram conservadas de várias formas, essencialmente pelo frio, para estarem disponível todo o ano, mas estes eram recursos limitados.
Hoje temos à nossa disposição tudo o que queremos, quando queremos. Acho até que o mito da satisfação dos desejos das grávidas que fazia o marido andar quilómetros está a cair um pouco por terra, basta ir ao super mercado.

Mas consumir frutas e legumes da época tem vantagens, financeiras, para a saúde e para o planeta.
Nem todos os produtos da terra são produzidos na "horta ao lado", eles são trazidos até nós dos mais variados locais do globo, se não forem da época, pior, quer dizer que vêm de mais longe, ou seja chegam a viajar do outro lado do mundo para a nossa mesa. Se este for o caso são colhidos verdes para amadurecerem no caminho, este facto faz com que a fruta/legumes não amadureça como devia e por isso perca parte dos nutrientes e as vitaminas se degradem.

Pesquisadores da Associação de Consumidores da Áustria confirmaram que os vegetais colhidos e congelados na época são mais ricos em nutrientes do que os mesmos que foram transportados fora de época, a partir do estrangeiro!in http://bodyecology.com/articles/benefits_in_season.php

É claro que não podemos ser extremistas, nem todos têm a oportunidade de comer fruta "directamente da árvore" nem apanhar cenouras "directamente da terra", é claro que sem as estufas não conseguiríamos produzir alimento para todos os habitantes do planeta (já assim é difícil), também não deve fazer confusão às pessoas a manipulação de alimentos, todas estas ferramentas existem para que consigamos comer o mais equilibradamente possível, mas se à partida já somos expostos a alimentos fora de época e manipulados, muitas vezes sem termos a plena noção disso, porque não fazer um esforço e controlar aquela parte que podemos controlar? O carrinho das compras na secção dos frescos!

Devemos comer 2 a 3 peças de fruta por dia, a fruta é rica em frutose (que é um açúcar) e mais do que 2 ou 3 peças por dia equivale a uma ingestão e açúcar exagerada. Preencher esta necessidade nutricional com fruta da época corresponde a uma experiência muito mais satisfatória, a fruta é mais doce,  fresca e o organismo "pede",  não é por acaso que a natureza produz cerejas na Primavera e dióspiros no Outono, existe sempre uma razão, em última estância, uma razão evolutiva que estará relacionada com as necessidades nutricionais da generalidade dos seres vivos nas diferentes estações o ano, nos diferentes pontos geográficos.


Deixo-vos aqui uma tabela com algumas "dicas da época" (refere-se à produção em Portugal da fruta da época):

Habituar as crianças a comer fruta substituindo o bolo do lanche por uma peça de fruta mesmo que fora da época parece uma boa estratégia, com mais benefícios que perdas.

Deixo-vos também esta pequena aplicação da DECO, fácil de utilizar e super útil:



Et voilá!
Comam fruta da época, mais barata e saborosa


Divirtam-se!

3 comentários:

mfc disse...

O que tu me ensinas!!
Vou falar nisto amanhã ao jantar!

Mãe da Rita disse...

Excelente post!

Clara disse...

É preciso despertar as crianças para estas questões, são coisas simples que podem fazer a diferença

Dê uma olhadela

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...