Quem passa por cá

.

.
Vejam a lista de cientistas que estão no Mentes. UPDATE 07/01/2014

Projecto ENCERRADO Projecto II/2013- vida nocturna no meu jardim.
Vejam AQUI as CONCLUSÕES

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Origami do Tsuru Grou- mitos e lendas

O origami é a arte de dobrar papel.
Origami (significado etimológico: "dobra(ori) e papel "(Kami)), é a arte de dobrar papel sem a utilização de instrumentos e ferramentas como a tesoura ou a cola. É possível fazer uma quantidade imensa de figuras com uma folha de papel, umas mais complexas que outras, umas com uma folha única, outras com várias folhas.

A dobragem de papel nasceu no Japão, na idade Média. Esta arte era muito formal, de origem folclórica religiosa, cujo objectivo era limitado às cerimonias

Verdade seja dita  todos nós fazemos origami, ainda que não lhe chamemos assim, quando fazemos um chapéu de papel, ou um barco, isso é origami, dobragem de papel sem o auxilio de tesouras ou cola. Esta arte é realmente fascinante e atrai miúdos e graúdos.

As várias maneiras de se dobrarem papéis possuem diferentes significados simbólicos no Oriente. 
  • O sapo representa o amor, a fertilidade; 
  • A tartaruga, a longevidade, 
  • O tsuru (ave-símbolo do Origami), também conhecido por grou ou cegonha, significa boa sorte, felicidade, saúde.

Hoje vamos falar sobre o tsuru ou grou.
Os tsurus  são aves grandes e belas pelas suas cores, esta ave é sagrada para os japoneses.
Estes pássaros eram tidos como companheiros dos eremitas que se isolavam  alto das montanhas. Estes eremitas supostamente tinham poderes que os impediam de envelhecer, a cultura japonesa fala-nos destes passáros como um talismã, e com poderes sobrenaturais capazes impedir o envelhecimento. Por esta razão, o grou, é conhecido como o "Pássaro da longevidade".
Existe a crença que quem dobrar 1000 tsurus pensando num desejo, verá esse desejo realizado, e também que um doente recuperará tão mais depressa quanto maior número de tsurus dobrar durante a convalescência.

O esquema abaixo mostra como dobrar um tsuru, não é difícil apenas requer alguma  destreza.


Se preferirem vejam o filme:


O origami é reconhecido como recurso didáctico há mais de 100 anos. Tendo os primeiros papeis quadrados de 15cm começado a aparecer na terceira década do séc. XX (papeis utilizados nos nossos dias para fazer origami). O aparecimento destes papeis difundiu ainda mais esta arte.
Actualmente, o origami tem-se revelado como um importante auxiliar no ensino básico da geometria além de desenvolver a capacidade motora e criativa do indivíduo.

Fontes: Núcleo de tecnologia educacional de Jaraguá do Sul; Mundo Nipo; Baú do Professor

Et voilá!
Agora que fizeram um continuem, faltam 999!

Divirtam-se!

1 comentário:

mfc disse...

Uma arte divertida e... giríssima!

Dê uma olhadela

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...