Quem passa por cá

.

.
Vejam a lista de cientistas que estão no Mentes. UPDATE 07/01/2014

Projecto ENCERRADO Projecto II/2013- vida nocturna no meu jardim.
Vejam AQUI as CONCLUSÕES

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Impressões digitais

A ponta dos nossos dedos deixam uma marca única quando pegamos num objecto. A forma dessa marca é conhecida pelos investigadores criminais como: Arcos, verticilos e curvas. Suas formas são conhecidas pelos examinadores de impressões como: arcos, verticilos e curvas. Essas linhas são formadas pelas elevações da nossas pele e são denominadas no seu conjunto por impressão digital.


O padrão de curvas é o mais comum – encontrado em 60% da população mundial.


Evolução na história:
Em cerca de 2000ac, na babilónia, se utilizavam as impressões digitais para evitar falsificações de documentos, estas eram impressas em peças de barro e acompanhavam o0 documento, como um certificado de autenticação.


Corria o ano de 1880, quando o médico britânico Henry Faulds, apresentou pela primeira vez a ideia de identificar pessoas pelas marcas nos dedos. A esta técnica chamamos de datiloscopia. As impressões digitais reinaram nos laboratórios forenses até ao desenvolvimento de técnicas de análise de ADN. Neste momento a análise de ADN é muito mais utilizada mas a datiloscopia continua a ser utilizada.


Como se faz?
Os criminalistas tiram amostras das impressões digitais no local do crime e depois comparam-nas com as impressões retiradas dos dedos dos suspeitos. Hoje em dia estas impressões digitais são digitalizadas informaticamente e guardadas numa gigantesca base de dados. Estas bases de dados permitem identificar com maior rapidez os suspeitos, sem estas bases de dados este procedimento demoraria muito tempo e obrigaria os investigadores a recorrer a equipas de analistas muito extensas, não se justificando em alguns casos, tal atribuição de recursos, as impressões não eram utilizadas para identificar o suspeito mas sim para confirmar a sua identidade.


Hoje vamos "tirar" as nossas impressões digitais:


Precisamos de:
  • Um lápis de carvão,
  • Um papel, tipo papel cavalinho,
  • Uma folha de papel branco,
  • Fita cola,
  • Marcador.
Como fazer:
  1. Com o lápis, risquem o papel cavalinho até que ele tenha uma enorme bola preta/cinzenta, do tamanho da falange do vosso dedo polegar;
  2. Risquem mais um pouco, sempre por cima da primeira marca, um pouco mais e... tá bom;
  3. Esfreguem o vosso dedo indicador na marca que fizeram no papel;
  4. Cortem um pouco da fita cola;
  5. Coloquem-na por cima do vosso dedo sujo, pressionem um pouco, e tirem-na;
  6. Colem a fita na vossa folha branca;
  7. Com o marcador identifiquem o dedo a que diz respeito a impressão;
  8. Repitam o procedimento para os outros dedos, se necessário risquem a vossa marca um pouco mais, no final não se esqueçam de lavar as mãos;
  9. Façam a mesma coisa a outras pessoas aí de casa, reparem na singularidade de cada um deles.
Et voilá!
Agora saberemos quem foi à caixa das bolachas!


Divirtam-se!

1 comentário:

mfc disse...

Poirot em acção!!

Dê uma olhadela

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...