Quem passa por cá

.

.
Vejam a lista de cientistas que estão no Mentes. UPDATE 07/01/2014

Projecto ENCERRADO Projecto II/2013- vida nocturna no meu jardim.
Vejam AQUI as CONCLUSÕES

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Corante rodopiante- Uma questão de temperatura



O desafio que vos trago hoje é ilustrativo da movimentação de massas de ar quente e frio. 

Quanto mais quente é o ar mais ele sobe, por exemplo, num incêndio, para além de todas as recomendações que possam ser dadas, existe uma que está relacionada com esta questão, devemos andar o mais baixo possível (se não houver fogo claro) a temperatura é mais baixa e, já agora, há menos fumo, mas atenção, há menos fumo porque o próprio fumo está quente, quanto mais alta é a temperatura a que lavra o fogo, maior altitude atinge o fumo.

Outra exemplo são os sistemas de aquecimento central, o aquecido sobe... arrefece e desce novamente para ser aquecido de novo, quando ele desce para ser reaquecido é bom não esquecer que há ar que está quente e sobe ao mesmo tempo.

Precisamos de:
  • 2 copos de vidro transparente;
  • Corante alimentar, nas fotos azul;
  • 1 conta gotas ou 1 colher de café, qualquer coisa para servir de medida ao corante;
  • 3 cubos de gelo;
  • água a ferver, o efeito utilizando água da torneira não é tão visível.
Como fazer:
  1. Comecem por colocar os dois copos lado a lado;
  2. Num do copos coloquem água fria e juntem os cubos de gelo, deixem repousar;
  3. Num recipiente adequado coloque um volume de água suficiente para encher o segundo copo e fervam-no, deve ser o adulto a fazer isto;
  4. Encham o segundo copo com água a ferver, tentem que a quantidade de água seja a mesma;
  5. Coloquem 2 ou 3 gotas de corante em ambos os copos, a mesma quantidade nos dois copos, retire o gelo que o primeiro copo ainda possa ter antes de colocar o corante;
  6. Observem.
O que aconteceu?
O corante alimentar mistura-se rapidamente na água quente, conseguimos inclusivamente ver o rodopio do corante.
Na água fria ele não se mistura apenas "cai".

Porquê?
Antes de mais há que relembrar que os sistemas tendem para o equilíbrio, por isso não conseguimos fazer bolas de sabão quadradas, por isso o balão atrai os papelinhos e tantas outras coisas à nossa volta.

Corante em água fria
Ora, à medida que a água aquece o espaçamento entre as moléculas vai aumentando (até que evapora), por isso elas ficam com mais espaço para se mover no copo e circulam mais depressa do que o normal. Este movimento é denominado de Movimento de Convecção e é feito de baixo para cima (onde está a ser dissipado a maioria do calor- é dissipado também através das paredes do copo). Quando as moléculas de água se movimentam arrastam o corante com elas, chegando ao cimo do copo as moléculas "arrefecem" e "vêm para baixo novamente", dando o lugar a outras e dando o efeito visual de remoinhos.

Com a água fria (gelada) o resultado é completamente diferente. À medida que a água arrefece o espaçamento entre as moléculas é menor (até que congela), e por isso a mobilidade é mais reduzida, existe movimento, mas pouco.

Os remoinhos na água quente
O cenário observado nos dois copos irá manter-se até que toda a água esteja à mesma temperatura e à temperatura ambiente- pois a nossa regra do equilíbrio permite-nos dizer que a água tem de atingir a temperatura do ar por ser um sistema aberto em contacto com o mesmo.

NOTA: Neste caso para além do sistema estar a perder calor porque o copo está aberto, ele também o perde pelas paredes deste recipiente, como já foi referido. Tapar o copo não impede o sistema de arrefecer, apenas atrasa. Se em vez de um copo tiver-mos um termos, aquelas garrafas isoladas que nos permitem levar o café quente para os picnics, a água apenas arrefece se o termos estiver aberto, se o fecharmos a perda de calor depende apenas do material usado como isolante.
Água fria e Água quente,
1min depois de adicionado o corante
O que se passa com o ar é exactamente a mesma coisa... o ar quente sobe o ar frio desce.
Já sabem, se estiverem num ambiente saturado e muito quente, tentem baixar-se, respiraram melhor

Et Voilá!
Remoinhos azuis

Divirtam-se!

Sem comentários:

Dê uma olhadela

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...