Quem passa por cá

.

.
Vejam a lista de cientistas que estão no Mentes. UPDATE 07/01/2014

Projecto ENCERRADO Projecto II/2013- vida nocturna no meu jardim.
Vejam AQUI as CONCLUSÕES

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Enigmas matemáticos

Hoje apetece-me... responder a perguntas dificeis.
Os enigmas e jogos matemáticos são uma forma fantástica de exercitar o cérebro, neste tempo de férias, ter alguma coisa que nos faça raciocionar pode ser bom... ou simplesmente nada que nos apeteça, de qualquer forma deixo-vos aqui algumas questões, tentem responder, amanhã à mesma hora publicarei as respostas.


1. Perguntar ao mentiroso
Você vai de viagem e chega a uma bifurcação. Parados, junto a essa bifurcação, estão 3 homens. Você não sabe que caminho seguir, mas os três homens têm uma reposta parea si.
Um destes homens sempre diz a verdade, ao passo que o outro mente sempre, o último ora diz a verdade, ora mente. Eles sabem quem é, ou seja cada um deles conhece a posição dos outros face à verdade/mentira.


Você só pode fazer uma pergunta a um deles escolhido ao acaso, pois você não sabe quem é quem), para obter uma resposta do tipo “sim ou não”, o que você perguntaria para decidir qual caminho seguir?


2. Guarda-roupa
O João, o Manel, o Jorge e o Zé foram jantar fora a um restaurante muito caro. Os casacos, chapéus, luvas e bengalas ficaram na recepção (cada um tinha um de cada. Quando foram buscar as coisas elas estavam misturadas, e cada um deles acabou por ficar com uma peça de cada um dos outros (um par de luvas é considerado uma peça única). O João e o Manel ficaram com os seus próprios casacos, o Jorge ficou com seu próprio chapéu e o Zé ficou com as suas próprias luvas. O João não ficou com a bengala do Jorge. Diga a quem pertencia cada peça de roupa com que cada um dos quatro amigos saiu do restaurante.


3. As flores do meu jardim
Todas as minhas flores, menos duas, são rosas. Todas as minhas flores, menos duas, são tulipas. Todas as minhas flores, menos duas, são margaridas. Quantas flores eu tenho?


4. Herança
Um homem, dono de uma adega, faleceu recentemente. No seu testamento, ele deixou 21 barris ao seus três filhos. Os barris estão da seguinte forma: 7 deles estão cheios de vinho; 7 deles estão com vinho até a metade e 7 deles estão vazios. Entretanto, os barris devem ser divididos de forma que cada filho receba o mesmo número de barris cheios, meio-cheios e vazios.


Considere que não podem ser utilizados instrumentos de medição. Como pode dividir os barris igualmente pelos 3 filhos?

n rachacuca.com.br

Et Voilá!
Amanhã veremos!

Divirtam-se!

Sem comentários:

Dê uma olhadela

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...