Quem passa por cá

.

.
Vejam a lista de cientistas que estão no Mentes. UPDATE 07/01/2014

Projecto ENCERRADO Projecto II/2013- vida nocturna no meu jardim.
Vejam AQUI as CONCLUSÕES

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Geiser Cola/ Mentos ou Soda/ Candy

No outro dia, há não muito tempo atrás, vinha eu para casa ao fim do dia e deparei-me com um cenário estranho, um grupo de adolescentes, no relvado em frente ao prédio, na companhia de garrafas de coca cola, muitas garrafas...mesmo. Não demorou mais de 2 minutos para perceber o que estavam a fazer... géisers de Coca-Cola e Mentos, não consigo evitar a publicidade pois não há dúvida que com esta dupla  o geiser ou foguete é realmente espectacular.


A princípio parece uma brincadeira parva, mas na realidade se for bem executada e no local correcto, é espetacularmente irrequieta e faz-nos a nós adultos querer voltar fazer disparates.

Não façam isto em casa ou num local que tenham de limpar a seguir!


Precisamos de:
    fotografar animais
  • 1 garrafa de L ou 1/2L de Cola, quanto mais volume tiver mais "cool" é.
  • 1 pacote de Mentos, sim os rebuçados
  • 1 folha de papel grosso, ou um pedaço de cartão
  • 1 tudo de ensaio... se não tiver pode utilizar um funil, de plástico ou feito na altura em papel
Como fazer:
  1. Antes de começar escolha um local com espaço, espaço para sujar e espaço para fugir,
  2. É importante que o terreno permita que a garrafa de cola se aguente sozinha em pé,
  3. Destape a garrafa de cola,
  4. Coloque todos os mentos (cerca de 10) no tubo de ensaio ou funil,
  5. Se estiver a usar um tubo, coloque o cartão na boca e vire o tubo ao contrário,
  6. Se estiver a usar um funil tape a ponta do funil com o cartão,
  7. Coloque o tubo ou o funil por cima da boca da garrafa destapada,
  8. Olhe uma segunda vez à sua volta para ter certeza em que direcção vai fugir,
  9. Retire o cartão rapidamente, de forma a que os Mentos entrem na garrafa
  10. Fuja e observe o géiser que se forma! Dá ou não vontade de repetir?
Coca cola mentos geiserAlternativa "amiga dos pais":
Pode fazer este ensaio em ponto pequeno, sem a espetacularidade da garrafa mas com o mesmo efeito, e o melhor de tudo, sem a confusão e a sujidade anterior:


Precisa de:
  • 1 copo,
  • 1 Mentos,
  • Cola, ou outra bebida gasificada

Como fazer:
  1.  Pelo sim pelo não coloque o copo dentro de um prato da sopa ou de um tabuleiro
  2. Coloque a sua bebida no copo
  3. Deite lá para dentro o Mentos 
  4. Não precisa de fugir, observe o que acontece
Resultados:
Antes de mais, 
  • O que acontece não é uma reacção química! é um fenómeno físico, que resulta da libertação repentina do dióxido de carbono que dá as "bolhinhas" à cola. 
  • Se examinarmos os Mento à lupa, ou um pouco mais de perto, verificamos que a sua superfície é particularmente rugosa ... e é nestas irregularidades que se liberta o gás, é nelas que se formam as bolhas de gás que é libertado. 
  • A cola é constituída maioritariamente por água e açúcar.
    Ok, sabendo estas duas coisas, vamos então tentar perceber o que se passa:
    As bebidas gaseificadas, como a Coca-Cola e outros refrigerantes, contém dióxido de carbono dissolvido, em equilíbrio, sob pressão, a chave é sob pressão, pronto a escapar quando a pressão sobre a superfície livre da solução diminui. Todos sabemos que é necessário retirar a cápsula da garrafa devagarinho, sem agitação, para que o gás que se liberta não arraste o líquido para fora da garrafa. Até você abrir a garrafa, o gás fica em suspensão no líquido e não pode expandir-se para formar bolhas.
    Repare que se colocar o refrigerante gaseificado num copo e colocar lá dentro, digamos, um palito formam-se imediatamente bolhas na sua superfície.


    Porquê?
    As moléculas da água atraem-se fortemente, criando uma malha apertada em torno de cada bolha de gás dióxido de carbono da cola. A fim de formar uma nova bolha, ou até mesmo para expandir uma bolha que já existe, as moléculas de água têm necessariamente que se afastar umas das outras. É preciso energia extra para quebrar esta "tensão superficial."! Por outras palavras, a água "resiste" à expansão de bolhas no refrigerante.

    Coca cola mentos geiser
    No caso deste ensaio o que se passa é que o Mentos vai perturbar o equilíbrio da cola, a tensão superficial da bebida, permitindo ao CO2 libertar-se. 


    Como?
    Quando se deixa cair o Mentos na cola, este perturba tensão superficial, deste modo a expansão e formação de novas bolhas de CO2 torna-se mais fácil. O Mentos tem milhares de pequenos buracos em toda a sua superfície, estes são chamados de pequenos sítios de nucleação - locais perfeitos para bolhas de dióxido de carbono se formarem. Assim que o Mentos entra em contacto com a cola, as bolhas formam-se em toda a sua superfície.

    Quando se liberta da garrafa toda esta quantidade de CO2 arrasta consigo o liquido da bebida.

    Concluindo:
    Este processo depende essencialmente do CO2 sobre pressão (bebidas com picos ou bolinhas) e de um elemento que disturbe a tensão (poroso com centros onde se possam formar bolhas de CO2), podemos dizer então que esta demonstração pode ser feita com outros tipos de bebidas como água com gás, Sprite e até RedBull. .
    Já no caso do Mentos, não conheço outro que funcione tão bem, são muito porosos, provocam resultados visíveis quase imediatos e são pesados, pelo que afundam e não são expelidos pelo geiser.



    Vejam o filme dos famosos MithBusters "MythBusters - Diet Coke & Mentos":



    Nota: Pesquisa na Internet diz-nos que a  Coca-Cola Diet nos dá um melhor resultado porque não tem açúcar, o que atrasa um a formação de bolhas...
    Fontes:
    Mentos e Coca-Cola- Ciência Hoj


    Et voilá!
    Divirtam-se! 

    2 comentários:

    Lunna disse...

    Carissima, você me fez lembrar das crianças da rua onde eu morava na infância que roubavam bombril de suas mães para praticarem suas brincadeiras estranhas. Ateavam fogo no bombril e rodavam-no. Claro que algumas se queimavam, mas nem assim a diversão era menor. Eu assistia de longe negando a graça daquilo tudo. rs

    bacio

    Clara disse...

    não há qualquer perigo nesta actividade, ninguém se magoa por fazer o CO2 salatr de repente de uma garrafa, há outraS brincadeiras que podem ser perigosas e por isso não as coloco aqui, oúnico perigo desta é sujar mais do que devia

    Dê uma olhadela

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...